Secretaria estadual da Cultura entrega Plano Museológico

Notícia

20/09/2011

 

ADEQUAÇÃO – Além de Cravinhos também foram contemplados com o Plano os municípios de Franca, Botucatu, Mongaguá e São José do Rio Pardo.

Segundo a definição de diversos autores, um museu “é uma instituição de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar e valorizar de diversas maneiras um conjunto de elementos de valor cultural e ambiental: coleções de objetos artísticos, históricos, científicos e técnicos”.
No município de Cravinhos foi inaugurado em 07 de outubro de 2004, o Museu de História Natural “Wladimir Chaves”, o qual conta com um grande acervo sendo referência regional. Entretanto o mesmo foi fechado para visitações no dia 30 de setembro de 2010, mas isso devido a uma completa reforma do local, bem como a adequação e catalogação do material existente.
“Realmente o museu teve suas visitações paralisadas, porque precisávamos adequar o local e também conseguir o Plano Museológico para que assim possamos implementar, administrar e organizar o museu. Mas é claro que sabemos a importância da reabertura do local, assim estamos trabalhando para que ocorra o mais breve possível”, relata a secretária da Educação e Cultura de Cravinhos, Márcia Fernandes Donato.
E o primeiro passo para que o museu de Cravinhos seja reaberto foi dado na sexta-feira (09/09), quando a secretária da Educação e Cultura e o curador do museu, Hugo Tormente Júnior, estiveram na Secretaria Estadual da Cultura para receberem o Plano Museológico, que foi assinado e entregue pelo secretário da Cultura, André Matarazzo.
“Este Plano representa um grande marco para o Museu de História Natural de Cravinhos, pois ele será nossa bússola para que o mesmo funcione de fato; a partir deste plano nosso museu passa a existir para o cenário da cultura regional. Houve um grande empenho por parte da Secretaria Municipal de Cultura e prefeito Cabelim, por isso estamos felizes e orgulhosos por mais esta conquista”, avalia Márcia Donato.
Além de Cravinhos também foram contemplados com o Plano os municípios de Franca, Botucatu, Mongaguá e São José do Rio Pardo.

Reportagem: Kennedy Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

VISUALIZAÇÕES

  • 24,974 Visitas